Uma carta para minha vó

Este texto não foi escrito com o toque dos dedos em 05 de novembro de 2000. Foi composto pelo bater das lágrimas no teclado. Minha vó estava muito doente e eu estava muito distante. Nessa época e nesse momento específico, já tardiamente na vida, percebi vivamente o quanto perdemos por perdemos a possibilidade de convivência com as pessoas que amamos. Minha vó, na sua sapiência humilde, me ensinou na hora de ir embora que dizer “eu te amo” a quem se ama, verbalizar a frase, faz um bem danado à alma. Ela se foi em janeiro de 2001. Eu te amo, vó.

Minha vozinha querida,

Queria tanto estar aí pra te dar um beijo, um abraço e sentir teu cheirinho de vó… Mas os caminhos de nossas vidas me fizeram o favor de me por longe de ti agora, justamente agora quando eu mais queria estar aí. Quem sabe ele está me punindo porque eu fugia da tua casa por causa da verdura e da sopa. Ninguém deve fugir da casa da vó por causa da sopa. Esse foi meu grande erro, eu sei.

Vó, mãe da mãe. Duplo amor. Quanta saudade eu sinto do tempo que não passamos juntos, vó… Dos feijões da quarta que não comi, dos fins-de-semana que não passei contigo. Pelo menos a bolacha do motor ajudou a fazer uma história contigo, né, vó? Ah, tinha também a Tchitchia Morada, aquele suco de uva peruano que eu adorava e que tu fazias pra mim…

Sabe, vó, mesmo longe nunca tive tão perto de ti. Minha saudade faz eu sentir teu cheirinho, faz meus ouvidos ouvirem tua benção todos os dias. E, mais importante, minha vida faz ressoar cada ensinamento cristão do catecismo da igreja de Aparecida. Me lembro de uns sábados à tarde que, mesmo depois de grande, ainda cheguei a freqüentar na casa paroquial, no salão… hoje vejo como cada momento daquele, que às vezes para um adolescente pode parecer chato, ganha um significado especial quando o adolescente vira homem e passa a ver sentidos em coisas outras.

Hoje, vozinha, sou uma pessoa feliz. Minha família é maravilhosa, minha profissão está em plena construção. Que mais pode querer alguém? Um colinho de vó. É, eu queria um colinho de vó… De longe, sinto um vazio cheio de saudade, uma ausência tão presente. Vó, obrigado por tudo.

Obrigado por existir e fazer existir minha mãe, cujo amor transcende pelos filhos e netos, amor de mãe.

Obrigado por ser minha vó, uma vó de quem me orgulho e que, por ser especial, lá em casa só chamamos de MINHA vó…

Obrigado por saber mudar com o tempo e saber rir de nossas besteiras mais bestas, de nossas leseiras mais lesas nas tardes de domingo na rede. Minha vó…

Obrigado por servir de exemplo maior de luta na criação de filhos, mesmo com tanta coisa contra… Com fé, eu aprendi, tudo é possível. Obrigado por fazer parte do eu que sou, de tantas e variadas formas.

E desculpa, vó. Desculpa por não ter passado mais tempo contigo. Desculpa por não gostar de sopa. Desculpa por não comer feijão. Desculpa por eu estar longe agora, por contingências da vida, vida que nos ensinaste, pela tua, a valorizar e construir.

Saiba, minha vovozinha, que eu te amo muito, muito, muito. E que, quando fores embora para sempre, eu vou chorar muito de saudade, mas vou me alegrar muito por estares no lindo lugar que tu nos ensinaste a querer. E que lá, vozinha, comerei contigo todos os feijões, verduras e sopas. E passarei contigo todos os finais de semana. Até lá, vou te procurar de noite no céu como a estrela mais brilhante e te pedir a benção todos os dias.

Benção, vó. Te amo.

Sérgio.

57 respostas para Uma carta para minha vó

  1. Sky Rodrigues disse:

    Esse gosto de saudade é de matar qualquer um…
    Mas… relaxa..vc não está sozinho.
    Agora, meus olhos artificiais ficaram embaçados.
    Parabéns à sua vozinha pela justa homenagem!

    abração

    • giovanna pereira machado disse:

      adoro minha avo sinto se ela morrer nao vou viver ainda mais agora que ela esta no hospital . fico mais nervosa. tenho 12 anos minh avo e tudo na minha vida.

  2. Natalia chaves disse:

    Lindo texto, chorei de saudades da minha vozinha querida!

  3. pedro disse:

    eu estou emocionado meu deus que texto lindo o teclado do meu conpotador esta todo molhado de tanto chorar

  4. juciane disse:

    Eu amei esta carta,muito memo quase chorei de emoção.

  5. vinicius disse:

    POw, lindo mesmo o texto. Não aguentei, me emocionei mto ao ler isso!! Minhas 2 avozinhas se foram em menos de um mês, e sinto tanta saudade que só de lembrar delas, fico com os olhos cheios d’agua!

  6. Adriana Soares disse:

    essas suas palavras confortam a tds que perderam suas avos. Obrigada!!

  7. Lacerda disse:

    Lindo texto!

  8. lara disse:

    amei chorei,chorei so com um abraço de vo eu parei

  9. lara disse:

    quando alquem esta triste um abraço de vo sempre ajudaria
    minha vo parece um amor
    arcodo tudo dia para busca uma flor
    ela adora viajar para quarapari e piuma
    o mar e limpim
    e o vento é fresqui

  10. lara disse:

    vovo coisa mais linda do mundo

  11. lara disse:

    vovo é uma gatinha parece irma da mamae sempre arrumadinha vovo é uma gatinha faz tudo que eu gosto me leva a passear papai ja me falou que ela pode me zanga , papai deixa de se enganar

  12. ana disse:

    amo minha vovo

  13. ana disse:

    minha vo é um doce de amor

  14. joel disse:

    lindo mesmo

  15. ingrid leilane pertercen furlan disse:

    amei esse texto eu até mandei pra minha querida vovozinha te amo vó de coração

  16. Phillipe disse:

    Que saudade da minha avó, lendo isso, deu mais ainda… Que dor. =\

  17. victor disse:

    CHOREII, Bastanteee Lendo Issu
    Fez Eu Lenbra Da miinha Vóziinhaa
    Que saudades ela deixou.

  18. Que lindo, Sergio !Você escreveu o texto ao som de lágrimas no teclado e eu o li sob a mesma sinfonia! Abençoado esse amor que Deus permitiu você viver com a Vó querida. Vou guardar o texto !

  19. sarah cabral valentim disse:

    que lindo essa menssagem,, isso é tão romantico….
    kkkkkkkkkkkkkk

  20. Kananda silva disse:

    Lindo esse texto . .Chorei ,chorei amo minha vozinha

  21. Ada Backer disse:

    Nossa nossa .., chorei bastante .., sinto muita falta da my avó … Muita mesmo … Choro quase toda noite com saudades … Ela era meu porto seguro .., cuidei dela como se fosse my filha quando ela estava doente .., sérgio? Parabés pelo texto viu … Muito emocionante …,
    bjs se cuida!

  22. guilherme disse:

    lindo …sem palavras !!!!

  23. Chris Dlugovit disse:

    usei um trecho do teu texto em uma citação minha no face, pois vc descreve com perfeição a minha situação, obrigada!
    Chris Dlugovit

  24. william PC disse:

    muito emocionante e linda a historia chorei muito a lembrar de minha vó pois faz muita falta mesmo e ele onde estiver ela sabe que a amo de paixão. Obrigado pela carta.

  25. Secreta disse:

    Eu estava apenas procurando um poema ou uma poesia para imprimir para minha querida avó e encontrei este texto. É lindo e me emocionou. Parabéns Sérgio. Amei.

  26. Claudinha Moura disse:

    Lindo demais esse texto a minha vó se foi em 2010 e eu não estava lá infelizmente

  27. Fernanda Maria disse:

    Lindooo Nosaaa s2

  28. celso disse:

    Hoje. Chorei de saudades da minha avó. Ela se foi há 7 meses. Ela me ajudou muitas vezes e muitas vezes me chamou a atenção, mas eu não queria ouvir. Até irritava. Mas o tempo dela se foi. ela tinha 91 anos quando faleceu. Tinha mais saúde que eu pois não tomava nenhum remédio eu eu com 34 ja tomo 02 remédios para pressão e colesterol. O único problema era que já não tinha mais forças para caminhar….. abraço

  29. Ai que saudade da minha avó…Queria tanto que ela estivesse aqui comigo agora…
    Me emocionei muito lendo sua carta,Sérgio!
    Vó, eu te amo!

  30. Naiara Lopes disse:

    Nossa , me emocionei demais , pois quando minha linda e amada vó adoeceu, eu estava longe, e em menos de um ano ela se foi, para junto do Pai.
    Sinto uma saudade inexplicavel, uma dor que nunca vai ter cura. Mas, tudo que passei ao lado dela, foi e sempre será a maravilha que eu vivi,
    Hoje meus domingos são vazios, e repletos da tua ausência.
    Parabéns pelo texto, e enfim, parabéns a estas guerreiras que tantas coisas da vida nos ensinaram.
    Tua benção, vó !

  31. nossa me imocionei muito,,,, e olha que a minha vo ainda nao se foi,,
    mas estou longe dela ,que qeria viver para sempre ao lado dela te amo vovozinha

  32. nilson disse:

    lindo texto.

  33. mariana disse:

    vo voce e maravilhosa

  34. nossa me imocionei muito…

  35. aurina maria disse:

    adorei muito

  36. mimi disse:

    amoi e adoro
    feliz dias dos pais para todos os pais deste mundo

    • minha vó ela é uma pessoa muito boa para mim então nós que amamos nossas vó nós cheguamos perto dela e diz vó eu te Amo muito você é linda e legal te Amo muito bjssss………….

      • minha vó ela é uma pessoa muito boa para mim então nós que amamos nossas vó nós cheguamos perto dela e diz vó eu te Amo muito você é linda e legal te Amo muito bjssss………….
        amo você linda…

  37. vó você é muito boa e linda

  38. Danielli Oliveira disse:

    Perdi minha vó no 04/09/13, meu coração está destadaçado e não estou aguntando de tanta dor. Amei o texto.

  39. giovanna pereira machado disse:

    amoo miha avo te
    amo muitoooooo . vó

  40. luiza carvalho moreira pinto disse:

    amei o texto…

    amo tanbem minha avo

  41. luiza carvalho moreira pinto disse:

    lindo o texto

  42. Victor vallinhos disse:

    muito, muito lindo… tenho que dar graças a Deus que a minha ainda esta viva…
    Porem, moro longe dela… e todos os dias eu olho no espelho e sinto q esta faltando algo de mim… quero ir embora daqui, voltar para o lar da minha vó… o unico lugar no mundo onde me sinto realmente feliz

  43. ana maia disse:

    eu to chorando há horas… de saudades… do único cantinho que eu poderia – e que eu queria fugir agora
    coisasquenaosei-ana.blogspot. com. br

  44. ANA CAROLINA disse:

    AMEI! PASSEI POR ISSO,VAI FAZER 15 DIAS PENA Q ELA SE FOI E EU NAO ESTAVA LÁ PRA DAR MEU ULTIMO ADEUS.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 94 outros seguidores

