Solidariedade

A vida é vivida a partir de parâmetros. Configuramos e reconfiguramos valores e conceitos ao sabor das linhas desenhadas no caderno de nossa existência. A cristalina certeza de ontem é o hoje a opaca dúvida que nos atormenta. As lânguidas demonstrações e juras de amor que vão dormir acesas acordam cinzas langorosas de indiferenças. Porque o mundo gira e porque a vida treme, já não temos mais tanta certeza da certeza. A única certeza é a certeza de nossas dúvidas.

Na geografia dos eventos de nossa vida, com montanhas de alegrias em dias ensolarados ou vales de lágrimas com trovoentas chuvas, demoramos a aprender que de tudo a essência é o amor, em suas variadas incorporações. Dentre elas, a que hoje encontra luz sob o holofote do enredo da minha vida chama-se solidariedade.

A solidariedade é a certeza da presença de alguém, tomando chuva com você, ainda que nada ganhe com isso, só para fazer, pela conversa, o sangue continuar circulando e prolongar sua resistência. Solidário é companheiro de chuva.

A solidariedade é o preenchimento da expectativa de que o outro vai retribuir aqueles momentos em que você, calado ou brigando, prostrou-se na frente daquela batalha, porque acreditava em uma causa, a mesma causa de quem hoje com a mesma verve prostra-se ao seu lado. Solidário é companheiro de trincheira.

A solidariedade é aquela voz inaudível de defesa no meio da gritaria estridente de acusações. É a manifestação eloquente, ainda que silenciosa, da presença solidificante na sustentação em meio aos fortes ventos de tempestade criados por articulações maléficas dos que só se solidarizam para fazer o mal, o que não é solidariedade, mas cumplicidade. Solidário é companheiro de voz.

A solidariedade é espontânea. Vem por convicção e não por remorso. Solidariedade que não é espontânea cessa e titubeia na volta da primeira ameaça, recolhendo-se novamente, assustada, e indo para onde nunca deveria saído, no recôndito da tibieza. É uma ilusória gota d’água para quem está à morte com sede no deserto. Solidário é companheiro de sinceridade.

A solidariedade é atemporal e ubiquitária. Sua presença quando necessária chega viajando distâncias temporais e geográficas, assinadas por pessoas queridas distantes do presente, mas presentes no passado, distantes do olhar, mas próximas na retina afetiva. Solidário é companheiro da vida e de vida.

Tomar chuva na trincheira, gritar pelo outro até perder a voz por vontade própria, quando e onde estiver, a hora em que for preciso. Isso é ser solidário. A solidariedade é capacidade de fazer sólido quem de solidez necessita. Parece contraditório, mas cristal é a matéria-prima da solidariedade. Se trinca por hesitação nem mesmo o mais perfeito artesão, que é o tempo, é capaz de remover as estrias. Nem o tempo.

A vida é vivida a partir de parâmetros. Configuramos e reconfiguramos valores e conceitos ao sabor das linhas desenhadas no caderno de nossa existência. A solidariedade, sem dúvida, é amor. E do tipo mais nobre. Do tipo mais inesquecível. Do tipo mais admirável. Hoje eu sei.

[20 de novembro de 2007]

85 respostas para Solidariedade

  1. WALITA RAFAELA FERREIRA disse:

    SOLIDARIEDA TEM QUE SER CONTIDO POR TODOS NOS NAO POR UMA E DUAS PESSOAS MAIS SIM UM DIA NOS TAMBEM PODERAR PRESISAR DE AJUDAR E MUITA SOLIDARIEDADE. ESSA E MINHA OPINIAO SOBRE SOLIDARIEDADA

  2. wesley disse:

    mto bom esse texto
    valeuu sergio ajudou mto naminha prova de filosofia
    valeu msm!

  3. Leila Amadori dos Santos disse:

    Ótimo texto reflexivo, com muita realidade, gostei muito. Ajudou-me em um projeto de solidariedade com meus alunos. Leila Santos.

  4. MAELI REIS disse:

    Parabéns, amei seu texto, foi a conclusão que eu procurava para um bom conceito de solidariedade, ampliou meu conhecimento e ajudou muito na elaboração de um projeto de intervenção.

    MAELI REIS

  5. manoela disse:

    solidariedade com o meio ambiente

  6. ana lucia disse:

    i ai como ta

  7. fred disse:

    vey esta massa muito bom

  8. fred disse:

    eu estou querendo uma menina assim q saabe oq err solidariedade e amor

  9. JESSE RIBEIRO FELIX disse:

    Excelente o texto amigo..acredito que a solidariedade é um ato de amor..que prestamos as pessoas…abraço

  10. Abacaxi disse:

    Valew cara
    Agora eu vo dar um CTRL C, CTRL V
    e vo imprimir,
    Meu trabalho ta pronto
    Valew

  11. Lucas disse:

    Tmb vo dar Ctrl + c e ctrl + v e meu trabalho tmb esta pronto. KKKKKK

  12. Amanda disse:

    Legal este ato de soliedariedade dos meninos… me sigam no twitter é @Amandda_barbie (sigo dvolta)

  13. [...] o que é solidariedade?  segundo Sérgio Freire “A solidariedade é a certeza da presença de alguém, tomando chuva com você, ainda que [...]

  14. raquel theodoro disse:

    solidariedade e uma coisa muito bacana Pq
    sem ajuda ninguem sobrevive

  15. gracielli disse:

    maravilhoso seu texto mostra como é bom ser solidário ao próximo ajudar faz bem pra qualquer ser vivo.não é só gente que é solidário.todo ser vivo é solidário depende de cada um .

    • Zulmira Teixeira-Porto disse:

      Comungo consigo em tudo o que disse.Preciso neste momento de conhecer alguem “solidario” estou So preciso de alguem com quem partilhar este sentimento .Agradecia q comunicasses comigo,vou enviar o meu e-mail ,para poder ajudar a encontrar na minha regiao pessoas como voce. Obrigada.

  16. fabiana disse:

    este texto traz um pouco da noção do k devemos fazer.

  17. vitor hugo disse:

    e muito bacana os jestos de solidariedadeeeeee.

  18. dai disse:

    ótimo ajudou
    muito na minha peça!

  19. eduardo disse:

    uhu ganhei 9 na nota de artes vlw nao sei quem

  20. a disse:

    vlw vei muito bom vou aperta ctrl+c e ctrl+v

  21. laisla disse:

    adoreii muitoo bom 10!!

  22. jefeson disse:

    gostei muito desse texto tenho certeza que ele vai mim ajudar na minha prova que eu irei fazer…obrigado!!!

  23. maria angélica disse:

    O Srº esccreve muito bem! Parabéns………….
    Gostaria de comprar seus livros.

    Obrigada
    Profª Angélica

  24. Carliana skank disse:

    Valeu sergio, me ajudou no trabalho de religião!

  25. Neli Alves disse:

    Copiei algumas frases no meu blog, para reforçar meu sentimento de desagrado com a falta de solidariedade de algumas pessoas.
    Espero que não se importe, uma vez que dei os devidos créditos.
    Parabéns pelo blog e muito obrigada.

  26. Ademar disse:

    esse texto fez eu tirar f no trabalho de ensino religioso

  27. tais melo disse:

    que lindo a sua mensagem!!!!!!!

  28. Laiany disse:

    Adorei isso
    me ensinou q podemos ser solidarios
    pratcando o bem as pessoas.

  29. andrea disse:

    e muintoo massa gosteiii enntreii nessa pajina para faser um trabalho valendoo 100 tireiii 100

  30. bruna silva disse:

    kii legal kkkkkkkkkkkk

  31. adrieli disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  32. caroline disse:

    amei s2………………………………………

  33. Natalia de Assis disse:

    Ser solidários,é ajudar o próximo sem receber algo em troca,mas pra que isso aconteça nós precisamos amar as diferenças .ass:Natália de Assis

  34. helio disse:

    Ae galera quem tiver afim de participar da Campanha do agasalho segue o link: http://vaquinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=142598

  35. otimo ajudou muito a minha peça!!!!!!!

  36. kelly cyrus disse:

    foi mt bom aprendi muitas coisas sobre a solidariedade

  37. Aline disse:

    O RESUMO DE SOLIDARIEDADE:SOLIDARIEDADE É AJUDAR O PROXIMO, É AJUDAR QUEM NESSECITA

  38. joao victor santos lima disse:

    eu queria ver se todos os humanos serem assim

  39. Antonio Ferreira disse:

    Olá a todos
    consciente de ser fruto do meio em que me vou desenvolvendo, me descobri vibrando com a ideia de ser “um caçador de sorrisos em rostos tristes”
    Isto para dizer o quanto senti o desenvolvido.
    Todavia aproveito para convidar o estarmos pensando SOLIDARIEDADE como uma necessidade intrínseca ao ser humano, e só vivenciada nos oportunizamos ao ” estar bem”
    Atrevo-me a solicitar um olhar sobre solidariedade e inclusão

  40. Vitóriaa' disse:

    peloo pouko ki eu lee acheii mt interessant seria mt bom se as pessoas dsse mundo d hj tivesse solidariedade..

  41. Como é bom empregar o tempo na Internet em busca de soluções em ajudar o proximo.
    A medida que a gente doa se empenha recebemos em troca alivio, alegria, e crescimento, é bom sentir tudo ao nosso redor, e principalmente a felicidade porque o melhor e maior reconhecimento é daquele la de cima Jesus Cristo com o espirito santo que intercede por nós ao pai todo poderoso Deus criador de todas as coisas.

    Solidariedade é
    A capacidade
    De ser solidário
    Em qualquer idade

    Solidariedade é
    Um vocábulo
    Fácil de pronunciar
    É um ato muito
    Difícil de executar

    Solidariedade é
    A grande virtude
    De fazer o bem
    Sem escolher
    A quem

  42. hiago liberato disse:

    o

  43. Caroline Cantuária disse:

    adorei mto bom msm!!

  44. davi lmeos zaidan disse:

    acho que isso vai me ajudar muito

  45. e isso ae meu broder todos tem que ter solidariedade

  46. Meu projeto do “Colégio Guadalupe”,estamos trabalhando sobre Valores,e o valor da nossa equipe é solidariedade, gostei muito desse blog,ajudou muito pra trabalhar lá no colégio,parabéns.

  47. Seja solidário com todos,assim é impossível agradar a si próprio! Solidariedade é muito importante na nossa convivência,é um ato de compaixão,carinho e amor com o próximo,a solidariedade é um ato de amor a si mesmo,pois se não ajuda o próximo,não está ajudando a consigo mesmo,seja solidário assim é impossível agradar a si próprio!

  48. Luana disse:

    solidariedade é uma das coisas que agrada a deus. Pense nisso e sege solidario voc também ; D

  49. pureza de deus disse:

    amei muito isso!!!

  50. lays gabriely boesing, pinhalzinho disse:

    legal

  51. iara disse:

    adorei de mais isso é inesquecivel concerteza isso vai mi ajuda no meu trabalho de portugues jornalismo isso é minha area
    po iara andrade
    moro em santa ines maranhao ou cidade boua kkkkk

  52. Lindalva disse:

    Sensacional.
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!!!

  53. Anderson disse:

    Valeu Ajudou Muinto NO Trabalho De Ensino Religioso

  54. Natália Santiago disse:

    ♥amei m ajudou no meu trabalho de filosofia!
    parabéns , obrigado por compartilhar!#

  55. 07062000 disse:

    otimo

  56. leonardo disse:

    vllw tbm me ajudo no trabalho de filosofia

  57. Sérgio Freire. Que felicidade encontrar alguém, contemporâneo à gente, que saiba escrever. Que saiba expor idéias. Que consiga, com as letras, expressar e desenhar imagens. Isto há muito estava perdido em nossa geração. Encontrá-lo ,hoje, com sua forma de escrever, de pensar e de sensibilizar, me causou a sensação de alguém que, vivendo isolado de sua espécie, vislumbrasse, num golpe, numa passagem, um ser semelhante… Oh…. talvez ainda haja mais de nós , então. Nossa espécie, de escritores ainda permanece VIVA!!! Que esperança e felicidade isto traz!!!! Tomei a liberdade de reproduzir a foto que você usou no site da ong que presido, a Assoc. Brasileira de Portadores de Hepatite. Se puder, de uma olhada lá. Um grande abraço do admirador Humberto Silva – Espero um dia ter a honra de poder ser seu amigo.

  58. me ajudou muito no trabalho de solieridade

  59. 96309606 disse:

    muito massa vei

  60. muel disse:

    muito bom

  61. naruto-kan disse:

    legal copiei pro meu trabalho do 5 ano

  62. Noemy Barbosa disse:

    obriga por me ajudarem

  63. giovane disse:

    obg em sergio mito bom

  64. tanaira disse:

    obrigado muito bom

  65. Márcia Eduarda dos Santos Luz disse:

    Me ajudou no meu trabalho de religião,adorei o texto ^^

  66. Vitor Moreira Martins disse:

    Esse texto mim ajudou muito,num trabalho escola,e tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas .Gostei muito do texto e explicativo,releva fatos pouco vistos no nosso cotidiano.
    Parabéns!!

  67. [...] deixar de trazer para o Portal JEC, um belo texto do Professor e Escritor Sérgio Freire, in http://blogsergiofreire.wordpress.com/2011/03/31/solidariedade/, datado de 20 de novembro de [...]

  68. Julio César Kock disse:

    Belo texto… Tomei a liberdade de citar e republicar seu texto, com a devida menção ao culto Professor.

  69. [...] deixar de trazer para o Portal JEC, um belo texto do Professor e Escritor Sérgio Freire, in http://blogsergiofreire.wordpress.com/2011/03/31/solidariedade/, datado de 20 de novembro de [...]

  70. Boa tarde, Sergio. Vou usar a foto dos meninos salvando o cão. Foi a melhor que encontrei para expressar solidariedade. Se você se opuser, eu retiro.
    Muito obrigada.

    Adriana Gouvêa

  71. andressa beatriz disse:

    adorei seu texto!influiu muito meus conhecimentos!!!!!!!!

  72. lara disse:

    Adorei o texto..
    me ajudou muiito em um trabalho da
    escola.

  73. josé francisco muinza disse:

    com tdo respeito o senhor é anjo, porq ajudaste-me a ter valores com os que me rodeia, valeu

  74. Juciane disse:

    Eu queria de uma ajuda pois moro na regiao serrana e minha casa tem 2 comodos e quando chove desse muita agua, tenho um filho de 5 anos e dorme na casa da minha mae me ajuda por favor.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 89 outros seguidores

