É isso!

Postado em Atualizado em

Hoje li o texto da Eliane Brum que está aqui, no site de Época, que chegou a mim via @ladyrasta, no Twitter.

Adoro a Eliane Brum. Tenho dois de seus livros, livros que devorei e indico a todo mundo. Sou seu fã confesso e leitor assíduo de seus textos jornalísticos ou não. Lamentei quando deixou a Revista Época. Estivemos juntos como convidados na Feira de Livro de Ribeirão Preto em 2009.

Com esse texto, Eliane Brum leu minha alma, radiografou minhas inquietações nesse exato momento da minha vida. Será isso uma inquietação dos nossos tempos, mais do que movências individuais? Não sei… Mas já não lamento mais que tenha deixado a Revista Época. Agora eu entendi.

Seu texto me lembra o livro de Julia Kristeva, “Estrangeiros para nós mesmos”, que li na época que fazia meu doutorado. Kristeva faz uma viagem através da história para comparar as diferentes formas com que o estrangeiro foi encarado ao longo dos séculos. Indivíduos ou sociedades usam o estrangeiro como bode-expiatório para seus próprios problemas. Em resumo, estrangeiro é sempre o outro. É isso que fazemos também. Criticamos nos outros o estrangeiro que nos habita. E conhecê-lo é desconhecer-se, desconhecer aquilo que mais estabelecido está na gente. Daí a inquietação. Daí a renovação.

É é isso, Eliane! Toca aqui! Que baita texto! o/\o

Um comentário em “É isso!

    Su disse:
    22/07/2010 às 12:33

    O visual do seu blog mudou.
    Gostei ^^

Deixe um comentário

