Em quem não voto

Postado em Atualizado em

Texto escrito para o Portal Amazonia.

Um amigo perguntou em quem votaria. Eu disse e ele perguntou por que não votaria em xis ou em ípsolon. Aí resolvi desfiar uma lista de razões que me ajuda a escolher. Quero compartilhá-la com você, leitor.

Não voto em candidato que emporcalha a cidade. Se o candidato não diz a que veio por meio de sua história e pelo espaço da propaganda política que lhe cabe é incompetente para me representar. Nem voto também no que gruda adesivos no meu carro sem permissão. Se não respeita minha privacidade, não voto.

Não voto em candidato que veio de programa popularesco de televisão ou rádio. Quero um representante que legisle, mas ignorando a lei de talião, aquela do olho por olho, dente por dente. Não combina com nosso estado de direito. Vá prometer porrada para outro.

Falando em porrada, não voto em candidato que bate em mulher. Quem faz isso não tem limites. Representante meu tem que ter limites morais, legais e éticos. Aliás, não voto também em mulher que acoberta violência do marido. Não quero uma candidata omissa por conveniência. Violência e omissão não rimam com política.

Não voto em candidato que passa em frente à minha casa com foguetes, buzinando e gritando em carro de som. Minha escolha não se dá por repetição. Além de inócua, essa estratégia barulhenta ainda acorda minhas filhas dos seus soninhos angelicais.

Não voto em candidatos que já tiveram a chance de fazer e não fizeram. Sem essa de que agora vai ser diferente. Caráter de político quando muda é só para pior.

Não voto em candidatos que xingam os atuais mandatários. O discurso ardido não combina com o homem público. Há de haver respeito pelas autoridades constituídas. As discordâncias políticas são da arena política. Fica feio candidatos xingarem o Presidente da República, o Governador, o Prefeito que, queiram ou não, foram eleitos e são autoridades legitimadas. Por isso, não voto nos raivosinhos.

Não voto em candidatos pitorescos, gente com enxada na mão ou vestida de palhaço. Lugar de aberração é no circo e não fazendo as leis que vão reger nossa vida.

Não voto em candidatos comprovadamente envolvidos em corrupção. É burro o eleitor que abriga na imunidade quem advogou para interesses privados ao ocupar cargos públicos. O voto é um antibiótico para essas bactérias sociais. Mas também não voto em candidatos novos sem passado de luta política. Candidatos que surgem do nada, sem referências históricas são um prato cheio para a infidelidade partidária e ao voto do eleitor.

Não voto em candidato que passa para o lado do governante a cada eleição. Esse muda de convicção política com a mesma desenvoltura com a qual muda de partido. Oportunismo. Não confio. Não voto. Não voto também em candidato copa-do-mundo, que só aparece de quatro em quatro anos para pedir votos. Estou fora.

Não voto em candidato que não se garante e hipoteca o nome de Deus. Deus me livre! Deus me guarde! Deus me faça a feira! #ChicoCesarFeelings.

Não voto na extrema direita. Ela enche sua bocarra criticando o governo como se fosse ela a virgem vestal da ética. Não voto na extrema esquerda. A adolescência política é uma fase pela qual todos passamos. Mas ela, a fase, também tem de passar. A extrema esquerda só se sabe na oposição. Não voto nela porque, primeiro, caso ganhasse as eleições, entraria numa esquizofrenia imediata. Como ser oposição a mim mesma? Segundo, porque veste sempre a mesma roupa.

Passada a peneirada, escolho meus candidatos entre os que sobrarem. Aí eu voto. Sobra alguém?

12 comentários em “Em quem não voto

    Bianca disse:
    09/09/2010 às 13:53

    É, Tiririca tem razão. Pior que tá não fica!

    Aida disse:
    09/09/2010 às 13:59

    Sobra mas ele retirou a candidatura por motivo de doenca! 😉

    Célia Patrícia disse:
    09/09/2010 às 14:04

    Muito bom, adorei ….

    Karina Emanuelle disse:
    09/09/2010 às 14:07

    Um texto realmente reflexivo…
    Parei para pensar e cheguei a mesma conclusão, em quem votar?? Difícil decisão…

    =D

    Victor Israel disse:
    09/09/2010 às 14:10

    Sobrou 1, o candidato amigo do Lula e filho de Deus.

    Mônica Santos disse:
    09/09/2010 às 14:31

    Olha! Fiquei foi com dor de cabeça pensando em algum politico que se salve =/

    Paulo disse:
    09/09/2010 às 14:41

    Esse texto me ajudou a confirmar e afirma em quem eu voto

    Duda disse:
    09/09/2010 às 15:20

    Acho que sobra alguém. Existe uma candidata com passado impecável e brilhante, de luta e superação em todos os aspectos. Esta mesma candidata é íntegra, coerente e extremamente engajada. Além disso está a anos-luz à frente dos demais por estar antenada nas questões mais prementes da atualidade: as questões do futuro do planeta.

    Marina faz política com energia, com paixão, com esperança e com obstinada competência.

    Por tudo isso e muito mais, a Marina Silva tem meu voto. Espero que também consiga o seu.

    Abraço!

    luadosolzinho disse:
    09/09/2010 às 17:13

    É muito difícil separar o joio do trigo em eleição, nesta então… Mas deve haver um ou outro que se salve. Ou não. Enfim, vou continuar pesquisando a vida dos candidatos nos quais tenho pensado em votar. Estes critério colados por você são um bom começo pra quem parece estar mais perdido que cego em tiroteio na hora da escolha.
    Por falar em critérios, fiz várias inferências lendo seu texto. Principalmente na parte de ‘prometer porrada’ e ‘bater’ ou ‘apanhar’. rs

    Carol Zau disse:
    13/09/2010 às 10:28

    EXCELENTE texto!!!! Pra mim não sobrou nenhum, ta realmente dificil esse ano e quem vencer espero que faça realmente algo por nós.

    Edson disse:
    13/09/2010 às 21:27

    Excelente matéria do Luiz Carlos Azenha
    Saneamento básico: Serra acusa governo federal mas tem telhado de vidro

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/saneamento-basico-serra-acusa-governo-federal-mas-tem-telhado-de-vidro.html

Deixe um comentário

