Inverno

Postado em

“Preciso sorrir, apesar dessa dor secreta que me acompanha. Preciso abraçar quem eu amo, apesar de desejar muito somente ser abraçado. Preciso arrumar forças para que minha fraqueza não me paralise a vida. A vida, a propósito, não é do jeito que eu desejei, mas é a vida que tenho. As pessoas olham para mim e esperam de mim que eu acene feliz, que eu siga em frente, que eu mantenha a imagem de ventura. Tenho esse compromisso com o mundo. É a minha parte. Por isso sorrio ainda que triste. Por isso canto, ainda que sem voz.  Por isso choro, disfarçando as lágrimas nas frases que falo. Alguns me percebem por dentro.  Eles sabem quem são. Mas são poucos.  Cabem nos dedos de uma das minhas minhas mãos. Porque me sabem, me deixam quieto, em respeito. Mas sei que sabem.  Não, agir assim não é falsidade minha, entenda… Não faço isso para enganar ninguém fora de mim. Pelo contrário, faço para corresponder às suas expectativas e como estratégia de sobrevivência. Acho, enfim, que sou bem-sucedido na minha tarefa diária de ser socialmente feliz, de trapacear somente a tristeza que grila minha alma. Talvez um dia a casa caia. Talvez. Mas hoje, a casa de madeira, arrumadinha e aconchegante por fora – é o que vê quem passa a olhar – , mas com telhas rotas e luz fraca, é a casa que me agasalha. É a casa que eu tenho. É o meu abrigo. Que minhas angústias sejam só minhas. O que me resta de felicidade, isso sim, eu distribuo ao mundo que me cerca. Enquanto tiver forças, todos me verão feliz, sem perceber que um inverno longo me tem. Há tempos.” SF

Deixe um comentário

