Oração de pai pra Pai

Postado em Atualizado em

Pai e paiPai nosso que estás nos céus, quem Vos fala é um pai de filhas que estão na terra.

Que santificado seja o vosso nome e santo também sejam o meu nome e a imagem que minhas filhas construam de mim, por minhas ações, atos e também omissões. Sim, às vezes é preciso se omitir de certas práticas nefastas que se nos apresentam no enredo da vida.

Pai, que venha a mim o Vosso reino e que no meu pequeno reino, aqui nessa terra, eu consiga à imagem e semelhança do Vosso, construir castelos de respeito, com fossos para nos separar do mal, do vil, do indigno, do sórdido. E que esse meu pequeno reino seja um reino onde habitem crianças de alegria e júbilo, de paz no coração e de mente sadia. Que nos prados e campinas dessas terras minhas crianças genuinamente fiquem felizes com a felicidade alheia. Crianças que colham flores, que riam com pássaros, que brinquem com as formas das nuvens e, sobretudo, que façam o bem.

Que seja, Pai, feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. Que essa vontade Vossa possa guiar-me na terra quando meu livre arbítrio fraquejar, quando minha pequenez humana engasgar nos desafios da vida. Minhas filhas precisam de mim. Os filhos precisam do Pai, bem sabeis. Quando eu chegar ao céu, quero olhar para baixo e para trás na certeza de que nossas vontades coincidiram ao máximo. Vivo dia a dia a esperança que minhas meninas vivam isso. Quero a certeza para segurar as mãos de minhas filhas ao atravessar a rua da vida com que Vós segurais a mão desse Vosso filho. Nesse aperto de mão, se apertam também os laços de amor, de cuidado, de preocupação, de afeto.

O pão nosso de cada dia dai hoje. E dai permitindo que eu vá atrás, que eu o busque. Permita, Pai, que o faça no limpo, respeitando outros pais que igualmente buscam o seu pão de cada dia. Para isso, peço mais: além do pão, dê-me saúde, serenidade, paciência e altruísmo genuíno, sem os quais a jornada diária pelo trigo que alimenta é muito mais árdua.

Perdoai minhas ofensas, assim como eu perdoo a quem me tem ofendido. E seja complacente nesse pedido. Pois se para Vós que sois Pai maiúsculo é fácil perdoar, para mim que sou pai minúsculo é laborioso por vezes desendurecer o coração com os outros, quando esses outros são pequenos, mesquinhos, invejosos, cruéis. Perdoai-me quando não conseguir perdoar. Sei que o perdão prolonga a vida ao expelir a mágoa para fora da alma. Então, Pai, que o perdão seja o desjejum diário de minhas filhas.

Não me deixeis cair em tentação. A tentação do desânimo, a tentação da desistência, a tentação da impaciência, a tentação da desatenção, a tentação da naturalização dos afetos. Minhas filhas compõem-se de cada gesto meu digerido por suas existências. A atenção que não lhes dou é preenchida com outra coisa. O cansaço que me impede de com elas brincar lhes rouba a brita do alicerce da alegria em família. A impaciência no trato com duas pequenas coisinhas, frágeis e dependentes, experimentando e descobrindo um mundo tão complexo, sinaliza uma falta que não posso deixar acontecer. Eu sou responsável por parte do sentido que o mundo terá para elas. Poupe-me das tentações, Pai, para que esses sentidos sejam os melhores no que depender de mim.

E livrai-me do mal. Livrai-me do mal da dor da impotência diante das doenças. Livrai-me do mal da dor do desrespeito mútuo. Livrai-me do mal da dor de falhar como pai. Afasta de mim tudo aquilo que tire das minhas filhas seus lindos e iluminados sorriso de suas bocas. Tudo aquilo que lhes façam se sentir menos gente nesse mundo em que o humanismo é visto como besteira bolorenta. Que o mal se afaste e o bem prevaleça. É o que eu, pobre pai aprendiz, Vos pede, com fé e de todo o coração. Com a certeza de um filho que terá seu pedido atendido. Assim seja. Amém.

11 comentários em “Oração de pai pra Pai

    Adrienne disse:
    30/08/2009 às 12:08

    Puxa professor, o senhor não se cansa de surpreender hein? Sua oração é simplesmente sensacional!!!

    Gisele disse:
    30/08/2009 às 12:43

    Linda oração… Cada um que é pai e/ou mãe deveria faze-la aos filhos.

    Céu disse:
    30/08/2009 às 13:05

    Poxa Compadre, mais uma vez…que lindo! Fico orgulhosa em fazer parte da tua vida e da tua pequena família

    Jonária França disse:
    30/08/2009 às 13:31

    Lindo texto. Agora tem algo por trás dele que somente fazendo a análise é possível entender.
    Abçs!

      Sérgio Freire respondido:
      30/08/2009 às 13:33

      O problema de ser professor de análise do discurso é que a gente cria “monstrinhos”. Tá certo, Jonária… tá certo…

        Adrienne disse:
        31/08/2009 às 21:21

        professor, desculpa pela minha ignorancia…não entendo nada de analise do discurso…mas estou MUITO curiosa pra saber o que existe por trás desse texto… please! me responda

    Adelson disse:
    30/08/2009 às 14:17

    Lindo texto, Sérgio.
    Sou pai de 2 meninos (um chegando ao mundo terreno em Setembro) e endosso tudo que você escreve neste lindo texto.
    Parabéns!

    celeste disse:
    15/09/2009 às 20:09

    Meu pequeno, que texto MARAVILHOSO!! Eu li há pouco tempo atrás um texto intitulado”Nossos filhos” que terminava dizendo; “nós só sabemos ser pais quando nos tornamos avós”. E eu,agora, já estou no caminho para essa emocionante”maternidade” com a gravidez da Renata.
    E ao ler essa tua oração “de pai para Pai” me emocionei demais com essa tua conversa com Deus! Isso mostra o quanto nós,pais somos vulneráveis e precisamos demais do Pai para nos auxiliar nessa trajetória, que apesar de não ter cursos nem preparações é a mais difícil e complexa das missões.
    Parabéns,meu amor! Muito obrigada por nos presentar com tão lindo texto!
    bjs!

    Adam Souza disse:
    19/10/2009 às 16:07

    Uma oração muito bonita. Gostei tanto que copiei para depois um dia lê-la para meus filhos. Tenho permissão para usá-la? 🙂

    Sandra Toda disse:
    11/07/2011 às 16:00

    Nossa, essa é pra acabar com qualquer um. Parabéns mestre pela linda oração….

Deixe um comentário

